Faro – Capital da região, com cerca de 67 mil habitantes. É o principal centro urbano, com aeroporto, universidades e património histórico na zona velha.
Loulé – O município mais populoso (72 348 hab.), inclui as cidades de Loulé e Quarteira, bem como a zona turística de Vilamoura/Almancil.
Portimão – A cidade mais populosa (cerca de 49 mil hab.), famosa pelas praias (Praia da Rocha) e vida cultural.
Albufeira – População de cerca de 44 mil, destino turístico por excelência com excelentes praias e uma forte componente noturna.
Lagos – Aproximadamente 33 mil habitantes. Fusão de praia e história, com muradela antiga e falésias magníficas.
Olhão – Cerca de 44 mil habitantes, cidade costeira famosa pelo mercado do peixe e acesso às ilhas da Ria Formosa.
Silves – Aproximadamente 38 000 hab., antiga capital mourisca com castelo bem conservado no interior da região.
Lagoa – Com cerca de 24 000 habitantes, com património histórico (conventos, fortalezas) e praias belíssimas.
Tavira – Entre 27–28 000 habitantes, muito charmosa, atravessada pelo Gilão, com várias igrejas e acesso à ilha-barreira.
Sagres / Vila do Bispo – Zona do extremo-sudoeste, conhecida pela fortaleza, Cabo de São Vicente e ambiente natural intocado
Aljezur – Zona do extremo-sudoeste, foi fundado no século X pelos árabes que construiram o seu castelo, e tem uma população de cerca de 6046 habitantes e uma àrea de 323,50 km².
Monchique – Cerca de 5 423 habitantes, no centro de duas grandes serras (Fóia e Picota), o município de Monchique entra na história com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique.
São Bras de Alportel – Com cerca de 11 357 habitantes, Em 1 de junho de 1914 é elevada a Município da freguesia de S. Brás com a denominação de município de Alportel com sede na Aldeia de São Brás, donde a designação de São Brás de Alportel.
Alcoutim – Tem 575,36 km² de área e 2413 habitantes, Uma balsa de passageiros para Sanlúcar de Guadiana, Espanha, está disponível, mas não leva veículos. Por estrada a distância entre as duas povoações é de 70 km.
Vila Real Santo António – Com 61,25 km² de área e 18 918 habitantes, é territorialmente descontínuo. Actualmente a cidade e o município de Vila Real de Santo António vivem do turismo, a par da maior parte das zonas do litoral algarvio. Os extensos areais dão óptimas praias que na época balnear se enchem de turistas nacionais e estrangeiros.
Castro Marim – Com 300,84 km² de área e 6578 habitantes. A ligação de Castro Marim à atividade salineira vem de longa data, tornando-se quase impossível determinar a data precisa do seu início. A exploração deste recurso, a par da pesca e da agricultura, faz parte da economia desta região, marcando a cultura e a vivência da população local.